sexta-feira, 28 de maio de 2010

Insônia: um distúrbio que atinge 50% da população mundial


Dentre as causas destacam os estresse, ansiedade e depressão. Mas é possível livrar-se deste problema através de sessões de acupuntura

Caracterizada pela dificuldade em pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite ou levantar muito cedo pela madrugada, sem conseguir voltar a dormir, a insônia é uma angústia comum para 50% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Ela pode ser transitória (até 4 semanas), aguda ( de 4 semanas a 6 meses) e crônica ( com duração maior que 6 meses). A presença de um sono não reparador, ou seja, insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia, compromete o desempenho no trabalho e atividades realizadas pelo indivíduo.
Possíveis Causas
Entre as causas mais comuns destacam-se o stress, ansiedade e depressão.
A insônia pode ser um sinal de uma depressão, alterações da função da tireóide, pressão alta, doenças cardíacas, asma, apnéia do sono, síndrome das pernas móveis (a pessoa não consegue parar de movimentar-se), demência ou síndromes de dores crônicas. O despertar precoce, por exemplo, pode indicar presença de depressão ou estresse constante. O estilo de vida pode levar a uma série de distúrbios do sono, e um diário do sono pode ajudar a identificar e mudar os fatores de insônia, tais como: estresse, cafeína, álcool, hábito de comer muito tarde à noite, nicotina, excesso ou falta de exercícios físicos. Excesso de tempo no computador, trabalho e ansiedade ligada ao mesmo.
Alterações na quantidade de luz ambiente podem, por si só, alterar o ritmo de sono ( a cegueira que surge com o envelhecimento, que, associada a outras condições, como depressão e demência, podem elevar os níveis de outros hormônios, como o cortisol e causar insônia). Viajar para outras regiões de fusos horários diversos, turnos de trabalho alternantes noite-dia podem mudar o relógio biológico interno.

Cerca de um terço dos adultos têm insônia em algum período do ano. Além disso, a maior parte não dorme oito horas de sono necessárias para o descanso do corpo, dormindo menos de sete horas por noite.

Acupuntura é uma ótima maneira para se livrar das noites mal dormidas!
Acupuntura é extremamente eficaz para a insônia, relaxamento físico e mental e ansiedade. Ela age estimulando as fibras a delta, provocando analgesia e liberação de neurotransmissores como endorfinas, que é a sensação de bem estar relatada pelo paciente. Age também na inibição da liberação de epinefrina e noraepinefrinas, neurotransmissores liberados em situações de stress, harmonizando sua mente, corpo e emoções. Uma pessoa mais calma toma melhores decisões e absorve melhor o impacto dos desafios diários. É indicado para todas as pessoas e de qualquer faixa etária que sofram dos males de um sono não restaurador. Não há efeitos colaterais e o paciente já percebe o efeito da Acupuntura nas primeiras sessões. O número de sessões necessárias é variado para cada paciente, pois as causas podem ser variadas.
Segundo a acupunturista Alyni Peron, é importante diferenciar a causa do distúrbio para se realizar o procedimento correto, pois além da acupuntura, outras práticas podem ser complementares ao tratamento, como: aromaterapia, fitoterapia, reflexologia. As sessões devem ser aplicadas semanalmente até que um padrão de sono normal seja restabelecido.


Paloma - Jornal Gazeta do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário