terça-feira, 25 de maio de 2010

Naturologia Aplicada age no interior humano como ferramenta de autocura





A Naturologia Aplicada - hoje conhecida como Medicina Complementar ou Medicinas Tradicionais, porém em tempos remotos não era um ‘complemento’, mas sim uma maneira de adaptação em meio à natureza, usufruindo da grandeza de suas espécies – legítima de ser adorada, a natureza fez parte da forma de sobrevivência e cultivo medicinal durante a vida dos antepassados.
Ao falar com a avó, ela estará farta de estórias de uma época que não existiam médicos, os partos eram caseiros, a cultura sobre as ervas era comum e elas não eram consideradas crendices, como se tornou no período industrial, cujos métodos avançados na Medicina se afloraram e a ciência ditava a regra para se viver de maneira mais saudável.
No entanto, uma nova técnica de saúde humana vem relembrar os antepassados e quebrar os estigmas de que a natureza é inatingível. Ela aparece agora como um guia de vida natural, em vez de medicamentos químicos, muitas plantas, óleos essenciais, argilas, massagens.



As práticas naturais trazem um novo estilo de vida, pois proporciona harmonia e bem-estar. Mudança de hábitos muitas vezes se torna necessária no momento em que com o cotidiano acelerado, sobrecarga de afazeres, stress no trabalho e na família exige demais da pessoa.

Qualidade de vida com o natural
Para que as preocupações não cheguem ao ponto de se desistir dos compromissos é preciso limpar o organismo e deixar primeiro a saúde tinindo. O próprio corpo já alerta quando algo não está bem, seja pela ansiedade excessiva, nervosismo, queda de cabelo, dores em geral. Sabe aquela impressão de que tudo anda mal com seu corpo? Ou até mesmo as sensações de bem-estar ou prazer, isto é chamado de consciência corporal.
Fazer com que a pessoa/interagente volte atenção a si é especialidade da Naturologia Aplicada, que tira da natureza tudo o que o ser humano necessita para curar, tratar e prevenir as doenças.
A consciência corporal é o início da descoberta do ser sensível existente em cada um. De acordo com a Naturóloga Alyni Peron, “para que o corpo esteja em ordem, o ‘espírito e a alma’ precisam estar equilibrados”. Sem a percepção corporal não se conhece o potencial e nem os limites do corpo e então, não há como estar saudável.
Os sentidos se aguçam durante o tratamento natural, através do toque na técnica de massoterapia; o olfato na aromaterapia; a mente na arteterapia. “O interagente passa a ter autoconhecimento, ou ainda, estimular a promoção da sua saúde”, acrescenta Alyni.
A Naturologia se divide nos ramos de Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Tradicional Ayurveda. Alyni Peron acredita na aplicação das terapias naturais no Sistema Único de Saúde porque colaboraria principalmente na promoção da saúde, qualidade de vida e redução de gastos com medicamentos e cirurgias. Desde 2006 foi aprovada no país, porém sem início prévio.
Alyni estudou na Unisul –SC, o curso é oferecido também na UNP Potigar e Universidade Anhembi Morumbi. Especializou-se em acupuntura e atualmente realiza tratamentos orientados de forma individualizada e exclusiva na Multiclínica em Foz do Iguaçu - Paraná.

Reportagem escrita pela Jornalista - Elisa Slovinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário